Considerando que nas décadas finais do século XIX imigrantes se estabeleceram em nossa cidade e com a finalidade de preservar e defender sua cultura as festas familiares passaram a exigir salões mais amplos, surgindo assim os Clubes.
Nasce então o tradicional Clube Pontagrossense que pela própria designação dizia a que se propunha, ou seja, conservar a cultura e agregar o
povo que habitava esta cidade embora entre seus fundadores e primeiros associados estivessem muitos imigrantes. Afinal, o ponto que unia a todos era a cidade.
Não há dúvidas quanto a sua denominação, mas existe divergências quanto a sua idade. Existem registros de que o Clube Pontagrossense já estaria em pleno funcionamento no ano de 1900 e outros documentos reportam à 1908.
Este mesmo Clube se manteve altivo e tradicional e em seus salões se definia inúmeras vezes o destino político e social de nossa cidade, ate que em 28/08/1970 um grupo de empreendedores visionários se mobilizaram em torno de uma área de localização privilegiada, com aproximadamente 10 alqueires e resolveram fundar ai o Clube da Lagoa. Seu surgimento na época se tratava de algo inédito para a cidade, pois com um projeto arrojado e moderno mesmo sem ter a sua sede urbana era tudo que os pontagrossenses almejavam para o seu sonhado lazer, se constituindo por muito tempo o cartão de visitas de Ponta Grossa.
Vários eventos se realizaram em parceria Clube Pontagrossense e Clube da Lagoa sinalizando que havia uma harmonia não só entre as suas diretorias, mas entre seus associados e que as sedes completavam os anseios de ambas as partes. Até que em uma Assembléia geral realizada em 17/05/1997 se formaliza essa fusão completando assim as aspirações de seus associados: o Clube Pontagrossense conquistando seu espaço numa sede campestre com uma área verde privilegiada e o Clube da Lagoa conseguindo uma sede urbana com majestoso salão.
A historia nos mostra que as diretorias que estiveram a frente e até os nossos dias do conceituado Clube Ponta Lagoa souberam não só manter mas também ampliar este patrimônio que serve de exemplo e motivo de orgulho para nossa cidade e nosso estado.
Jose Domingues Garcia
Lino Mendes Pacheco de Queiroz
Manoel Soares dos Santos
Octaviano Macedo Ribas
Manoel Pedro do Nascimento
Benjamim Mourão
Lidio dos Santos
Oscar Borges
José Miró de Freitas
Adalberto Carvalho de Araujo
Claudio Mascarenhas
José Madureira Correia
Carlos Ribeiro Macedo
Epaminondas Novaes Ribas
Raul Pinheiro Machado
João Brasilio Ribas
Eurico Albuquerque Maranhão
Theodoro Pinheiro Machado
Artur Nadal
Orlando Arthur Jusuts
Fidêncio da Silveira Junior
Elias Jose Cury
Fernando Bittencourt Barreto
Ari Kffuri
Brasil Borba